2 de abril de 2012

EU, BRASILEIRA...





E hoje, antes de dormir, a frase “Sou brasileiro e não desisto nunca” me veio à cabeça. Não me pergunte o porquê (eu e minha mania de sempre achar que alguém vai perguntar alguma coisa)! Então respondo. Acho que foi devido a um breve papo sobre educação que tive com um amigo (te dou 50% do crédito Patim!).
Mais uma frase de efeito em que nos agarramos e cremos!
Porém, muito me leva a crer que nós, os brasileiros, já desistimos há tempos! Somos o país do “jeitinho”! O país que vota no político corrupto, porque “todos são iguais”! Somos pais que entregam a educação integral de nossos filhos a um sistema educacional falido, quando público. E porque pagamos caro, quando privado. Somos o país em que crianças passam de ano sem aprender a ler! País em que se boicota a inclusão da filosofia (de verdade) na grade curricular de nossas escolas. Aprender a pensar nos tornam pessoas perigosas! O sistema teme por isso. Prefere que sejamos alienados, unânimes, burros mesmo! Apesar de achar que nossos alunos não estão tão interessados nisso. Pra quê ler um livro, se a frase mais interessante dele aparecerá a qualquer momento, junto de uma bela imagem, na rede social, para que eu possa compartilhar e assim me sentir culta?! Eu sou o país em que mando meu filho pra escola somente pra não ter meu “bolsa família” cancelado.
Acreditamos que a salvação da pátria está na “educação para todos”. No entanto, os investimentos em educação em nosso país são vergonhosos! Outro dia, ouvi de uma diretora que sua escola recebe 6 (seis) mil reais do nosso governo para custear as despesas de um ano inteiro, em uma escola de ensinos infantil e fundamental que funciona os dois turnos! Eu pedi pra ouvir de novo, na tentativa de assimilar esta triste realidade.
Nós, brasileiros, somos o país onde se exploram idosos, que são titulares da única fonte de renda familiar de tantos. Onde pensões tornam o “perder um ente querido” um bom negócio! Onde famílias recusam tratamentos que curariam um filho por medo de perder um benefício do INSS.
Somos o país do “não se mexe em time que está ganhando”, não importando se a jogada é ilegal ou não. O importante é ganhar! Somos o país em que não se devolve o troco que se recebe errado (já fui caixa e sei do que estou falando). Estamos sempre tirando vantagem de alguma coisa, até na situação mais inocente. Somos corruptos! Em menor ou maior intensidade, imprimimos nas urnas as práticas do nosso dia a dia.
Outubro vindo aí e temo que os resultados só venham pra reforçar o que eu disse aqui: Somos brasileiros e já desistimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem sono também? Pois comenta aí!