31 de março de 2012

Enquanto isso, no sebo...

(Outro texto antigo que resolvi postar aqui)




Certa vez, ao buscar livros interessantes em um desses sebos de Fortaleza, me questionava sobre o que me leva e o que leva outras pessoas a buscarem livros que foram deixados ali. Grosseiramente falando, sebos são lugares onde encontramos livros deixados por donos que resolveram se desfazer de algo que não lhes serve mais. Ou mesmo para trocar por livros mais interessantes. Seriam aqueles livros ruins? Porque alguém iria se desfazer de um bom livro?

Mesmo pensando tudo isso, saí do sebo com dois livros! Então fiz a seguinte comparação: homens são iguais aos livros! Todos têm alguma história, algum conteúdo. Uns mais extensos que outros. Uns que nos levam a refletir, outros que nos arrancam gargalhadas. Uns que nos ensinam muito e outros que não nos acrescentam nada!

Quanto mais eu pensava, mais ficava admirada com a semelhança que eu tecia. Um dono que se desfaz de um livro é com um casal que termina um relacionamento. O fato de o dono vender ou trocar um livro em um sebo não significa que o livro não seja bom. Certamente aquele livro teve sua utilidade e levou seu dono a um crescimento. E muito provavelmente sairá daquele sebo para fazer parte da vida de outro alguém.

As vezes nos damos conta que adquirimos um livro sem conhecer ao certo o seu conteúdo, criando assim expectativas e em seguida descobrimos que aquele livro não era exatamente o que esperávamos. Então, o que me faria permanecer com aquele livro? Mantê-lo comigo apenas pelo sentimento de posse? O ideal é deixá-lo ir e, quem sabe, chegar às mãos de quem, de fato, necessita dele.

No entanto, há livros que compramos sem fazer a mínima ideia de seu conteúdo, algumas vezes atraídas apenas por um título sugestivo e acabamos nos surpreendendo agradavelmente com um belíssimo conteúdo!

Cada pessoa tem um livro que é o livro de sua vida. Um livro com significado especial, que em algum momento lhe marcou profundamente e permanece conosco, em lugar de destaque. Algumas pessoas já encontram o seu. Enquanto outras, ainda o buscam.

Ainda encontro o meu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem sono também? Pois comenta aí!